Metodologia

Nossa equipe o acolherá desenhando o caminho terapêutico que responda às suas necessidades.


Nossas Metodologias

Elegemos para o atendimento metodologias neurodesenvolvimentais, que agem na complexidade do ser humano. As situações terapêuticas podem ocorrer individualmente ou em grupo, em contextos positivos e acolhedores, através das vivências de atividades estruturantes.

Esse processo estimula uma reorganização neurofuncional, em conjunto com a abertura emocional a si mesmo e ao outro, possibilitando novas respostas, mais harmônicas para os desafios e desequilíbrios.

A metodologia de base dos programas terapêuticos da CARI PSICOLOGIA E EDUCAÇĀO destinados aos portadores de TEA e de outros transtornos do neurodesenvolvimento parte do Programa Abrangente Neurodesenvolvimental - PAN que organiza as ações da equipe multidisciplinar de modo coerente e integrado às perspectivas neurocientíficas atuais.

Programa Abrangente Neurodesenvolvimental - PAN


  • Instrumentos diagnósticos, programas terapêuticos e educacionais capazes de gerar increasing nos diversos domínios funcionais a saber: comunicação e linguagem, interações sociais ou socialização, cognitivo, sensorial e motor, emoções e regulação do comportamento.
  • Enfoque neurofuncional, tanto para as intervenções individuais, através da Terapia de Troca e Desenvolvimento - TED, quanto para as grupais através do Método Neuropsicológico de Estruturação Mental Evolutiva: os diferentes programas do Método Ramain e Método DIA-LOG.
  • Considera os fatores ambientais através de um programa psicoeducativo específico: Programa de Acompanhamento Intensivo e Sistemático aos pais - PAIS, que busca redimensionar no meio ambiente a estimulação ao desenvolvimento do paciente através dos meios naturais do convívio em família, privilegiando a qualidade de vida familiar.
  • Considera a adaptabilidade social e a inclusão no mercado de trabalho como as etapas que consolidam autonomia pessoal e social. Através dos: Programa de Adaptabilidade e Desenvolvimento Social - PADP - e o Centro de Inserçāo Socioprofissional - CIS
  • Organiza-se por etapas sucessivas de estruturaçāo neurodesenvolvimental, considerando diferentes níveis evolutivos: idade cronológica, nível de desenvolvimento e necessidades específicas.
  • Decorrências: desenvolvimento da autonomia dos pacientes nas atividades cotidianas, aprendizagens no geral e em particular nas escolares, pré-profissionais, profissionalizantes, inserção social e no mercado de trabalho, quando for o caso.

  • Se o ser é consciência, é desenvolvendo a consciência que se desenvolve o ser.
    Simonne Ramain
  • Meu corpo é movimento, entrecruzamento de espaço e tempo, de genética e sociedade, de determinismo e vontade.
    Simonne Ramain
  • Os componentes do sujeito, intelectuais, afetivos e motores funcionarão todos no decorrer do exercício, pois é pela conjugação deles que pretendemos trabalhar a atividade mental.
    Simonne Ramain & Germain Fajardo
  • RAMAIN e DIA-LOG convidam-nos a cuidar de nossa pessoa, ajudando-nos, assim, a assumir nossa realidade, a evoluir com o mundo que nos cerca, a ousarmos viver plenamente um presente efêmero e mutável.
    Germain Fajardo

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