INTERVENÇÕES
NOSSAS INTERVENÇÕES
INTERVENÇÃO PRECOCE
EM TEA E TRANSTORNOS DO
NEURODESENVOLVIMENTO
Utilizamos uma abordagem de origem francesa e de natureza neurodesenvolvimental, sendo seus efeitos positivos confirmados por estudos científicos clínicos e de neuroimagem cerebral. Nesta perspectiva, na Terapia de Troca e Desenvolvimento, o enfoque central é dado à comunicação e à reciprocidade entre terapeuta e paciente, mas também ao desenvolvimento das funções neuropsicológicas, tais como a atenção visual e auditiva, a percepção, a comunicação e o contato, desde a idade mais precoce, e que permitem ao paciente desenvolver de modo o mais natural possível as capacidades de base: comunicar, interagir com o outro, estar atento, imitar, adaptar-se ao ambiente.
TERAPIA PSICOLÓGICA OU
NEURODESENVOLVIMENTAL
Através de intervenção individual ou em grupos, o objetivo é possibilitar o desenvolvimento global da pessoa, em seus aspectos motores, intelectuais, emocionais e sociais, considerando os fatores internos mas também a influencia do meio ambiente. O trabalho terapeutico através dos métodos RAMAIN e DIA-LOG permite uma harmonização e reestruturação neurofuncional, uma melhor condição de expressão das potencialidades da pessoa.
INTERVENÇÃO
NEUROPEDAGÓGICA
A psicopedagogia tem se constituído no espaço para pensar e abordar a aprendizagem e o ser humano de forma integrada, uma vez que é um lugar para se observar as relações entre estruturas cognitivas, psicológicas, sociais e pedagógica, considerando e integrando o conhecimento do funcionamento do cérebro (neurociência).
A partir desse entendimento, é possível identificar potencialidades, obstáculos e singularidades do processo de aprendizagem para planejar ações preventivas e interventivas que favoreçam a aprendizagem, principalmente daqueles que apresentam características cognitivas e emocionais diferenciadas, descentralizando o olhar sobre o fracasso.
INTERVENÇÃO
FONOAUDIOLÓGICA
Despertar e desenvolver as capacidades comunicativas e de aprendizagem através de exercícios estruturados e da relação terapêutica particular embasado nos conceitos das neurociências.
INTERVENÇÕES
ONLINE
Programas de intervenção precoce vêm ganhando uma ampliação efetiva através das intervenções online. Baseado nos princípios neurodesenvolvimentais e relacionais, a estimulação neurofuncional ganha uma nova dimensão através de um programa integrado que atua através de atendimento sistemático aos pais, supervisão aos profissionais e escolas, favorecendo o desenho de um atendimento individualizado e adequado às necessidades específicas de cada paciente.
São programas para ampliação da qualidade de vida: avançar para tornar possível onde não seria; onde os recursos de assistência personalizada às crianças portadoras de transtornos do neurodesenvolvimento ou mais particularmente de TEA, são restritos ou mesmo inacessíveis.
MUSICOTERAPIA
A musicoterapia é um tipo de intervenção que visa o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo do indivíduo, a partir de estímulos musicais e instrumentais. Essa técnica terapêutica pode ser utilizada como forma de prevenção, tratamento ou reabilitação.
FISIOTERAPIA
O fisioterapeuta é um profissional de saúde, atuante na promoção, desenvolvimento, prevenção, tratamento e recuperação da saúde. Ela reabilita os mais diversos traumas que possam ocorrer ao corpo humano, quaisquer que sejam as causas. É a intervenção sobre o movimento para preservar, manter, desenvolver ou recuperar as funções do corpo.
Algumas das principais aplicações da fisioterapia incluem: Clínica geral, reumatologia, neuropediatria e neuropatias, dentre outras.
PROJETO MOTRIX
O Motrix é uma intervenção que visa o desenvolvimento das habilidades motoras, sociais e cognitivas através do movimento. Fundamentada nos princípios da aprendizagem motora, o
Motrix é uma terapia de apoio ao tratamento dos transtornos do neurodesenvolvimento aplicada junto às demais abordagens comportamentais.
Você sabia que:
O movimento envolve uma gama de processos e mecanismos que são fundamentais para o desenvolvimento de jovens e crianças que vai muito além de uma simples ação muscular. O movimento envolve, entre outros mecanismos, a cognição, emoção, visão, propriocepção, audição e interação social. Estudos sugerem, por exemplo, que as intervenções motoras em jovens e crianças autistas têm um efeito benéfico na redução de estereotipias, no
autocontrole, na comunicação e interação social, na capacidade cognitiva e na flexibilidade comportamental. Isso sem mencionar as melhorias no condicionamento físico, saúde metabólica e qualidade de vida.
PSICOMOTRICIDADE
A psicomotricidade propõe o desenvolvimento da lateralidade, a noção do próprio corpo, da orientação espacial e temporal e do equilíbrio. Posto isso, ela se faz importante para a evolução dessas habilidades no período de elaboração motora da criança.
NEUROMODULAÇÃO
Alinhando conceitos da Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, a Neuromodulação é uma prática desenvolvida pela ciência que, comprovadamente, contribui para o desenvolvimento emocional dos pacientes na psicoterapia.
É altamente indicado para indivíduos que procuram fortalecer seus próprios recursos, com o objetivo final de construir uma existência mais saudável e uma melhor qualidade de vida.
PSICOTERAPIA FAMILIAR
Esse modelo de terapia tem como premissa o atendimento clínico da família, isto é, o Psicoterapeuta tem a função de tratar o núcleo familiar como unidade, percebendo as demandas do grupo e fazendo as intervenções necessárias e seus encaminhamentos, focando assim, nas relações intrafamiliares.