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METODOLOGIAS RAMAIN E DIA-LOG

 

TURMAS ABERTAS - MÓDULO 01 - FORMAÇÃO PESSOAL

Data:
Local: Rua Pedro Morganti 68 - Vila Mariana - S.Paulo

 

No módulo de Formação Pessoal, através de uma vivência experiencial, busca-se a abertura à uma nova percepção e compreensão de si mesmo e do outro.

Trata-se assim de um módulo de desenvolvimento pessoal através da ampliação da consciência de si, das relações e dos contextos. Essa experiência busca potencializar as habilidades pessoais de engajamento, escuta, compreensão, expressão, comunicação, pautados no alinhamento com os valores pessoais, individuais e únicos.


Nesse sentido, a Formação Pessoal é uma oportunidade às pessoas que desejam evoluir, bem como é um módulo estrutural para a formação de um psicoterapeuta.

METODOLOGIAS RAMAIN E DIA-LOG

Metodologia de ação evolutiva criada na França por Simonne Ramain (1900/1975) com a colaboração de Germain Fajardo. Propicia ao indivíduo uma reestruturação mental global, equilibrada, incidindo sobre os processos cognitivos de modo abrangente: do intelectual e motor ao emocional e social. No RAMAIN, através de uma sessão que acontece sempre em grupo, privilegia-se a experiência como meio de estimular o neurodesenvolvimento. As situações propostas são baseadas em exercícios neuropsicológicos que compõem um programa específico.

Mas o contexto transpõe as características de um exercício e constitui-se em situação que apela à subjetividade da pessoa, Trata- se de um processo em que, através das situações propostas, as mais diversificadas possíveis, convida-se à pessoa viver o inusitado para que ela possa ir criando novos meios de perceber e agir sobre a realidade, apresentando respostas inovadoras. Em outras palavras, a natureza da questão problemática que é colocada à pessoa é de tal ordem que as respostas já existentes em seu universo não atenderão ao solicitado. O esforço empreendido nessa busca desencadeia uma flexibilização das estruturas mentais provocando possivelmente a formação de novos circuitos neurais, que se consolidarão, lenta e progressivamente, ao longo do processo. O RAMAIN se apresenta na vanguarda, em consonância com os mais recentes avanços das neurociências. O RAMAIN cria os meios que permitem à pessoa expressar com espontaneidade soluções para seus impasses do cotidiano: afetivo, familiar, educacional, profissional ou social. Trata-se de uma experiência com uma dinâmica bastante particular, pois diferenciando-se de qualquer trabalho de natureza só verbal, solicita a pessoa colocar-se em ação, de modo crítico e responsável, comprometida com a realidade, dotada de flexibilidade e disponibilidade emocional e motora.

Baseado nas mesmas premissas que o RAMAIN, mas no âmbito linguístico, DIA-LOG criado por Germain Fajardo, com a colaboração de Simonne Ramain, favorece e desenvolve o processo de expressão e comunicação, com o fim de obter melhoria na qualidade relacional dos indivíduos, na fluidez da comunicação e no afinamento dos conceitos e das relações.

A Formação à Relação, em seu amplo sentido, favorece uma estruturação individual partindo  de um trabalho sobre a atenção, a percepção e a representação mental e suas relações com o conjunto das funções cognitivas, emocionais e corporais. 

Alguns traços fundamentais da formação à relação pelo processo RAMAIN e DIA-LOG são potencializados por um movimento que se desencadeia a partir da situação experiencial - a relação a si, aos outros, às situações e aos objetos. 

A situação experiencial comporta rigor e liberdade, trabalho em grupo e individual, indicações precisas e respostas abertas, incitando cada participante a diferenciar entre criação e repetição, entre dito e não dito, entre responsabilidade e culpabilidade; a perceber os múltiplos aspectos expressos pelo outro, a viver os aspectos emergentes em uma relação, a colocar em dinâmica a complexidade das situações. As formações RAMAIN e DIA-LOG, propiciam uma compreensão cada vez mais profunda na clarificação das relações, tanto pessoais quanto profissionais.

A  formação à relação, que incita a abertura a uma nova percepção e compreensão de si mesmo e do outro, constitui-se em  um processo complexo uma vez que um de seus eixos mais importantes é a própria personalidade do formando. Assim, a formação experiencial através da vivência de situações RAMAIN e DIA-LOG, em grupo, constitui-se como patamar básico da formação didática. Esse ciclo denominado formação à relação, constituirá o processo psicoterápico através do qual cada formando vivenciará os processos psicoterápicos RAMAIN e DIA-LOG. 

Esse processo pretende ampliar o campo perceptivo do formando liberando-o de idéias preestabelecidas, de imagens que impedem sua relação direta com o aqui e agora, a favor de uma abertura que desvenda a verdade, seu verdadeiro si, nessa busca da realidade, e o insere em uma perspectiva existencial:- na liberdade que o compromete em relação a si e ao outro. Contando com essa qualidade relacional um psicoterapeuta pode emergir.

Aos que pretendem avançar além desta etapa à uma formação psicoterapêutica, este ciclo abrange a possibilidade de constituir no formando as condições de colocar-se em relação para atuar como psicoterapeuta RAMAIN e DIA-LOG. 

Esta etapa compreende 150 horas divididas em cinco módulos de 30 horas.

 

Formação teórica prática a um  Dossier Ramain

Evoluir como psicoterapeuta demanda fundamentalmente a disponibilidade ao outro. 

Em um trabalho clínico essa disponibilidade é altamente solicitada pela complexa dinâmica que se estabelece entre diversos pólos que interagem em torno do paciente. Assim é, que para propiciar ao formando situar-se, um módulo de compreensão da dinâmica instituição, terapeuta, paciente e família se apresenta como um subsídio fundamental à perspectiva clínica. Convergindo a esse mesmo fim, dois outros aspectos serão considerados: - as funções de uma equipe multidisciplinar e o projeto terapêutico.

A etapa de formação didática propriamente dita objetiva entrelaçar a dimensão psicoterápica integrando-a ao domínio da técnica; consiste na apresentação de um programa de trabalho, um “Dossier”,, acompanhado de sua apropriação, por parte do formando, aprofundamento e domínio dos diferentes tipos de exercícios, estrutura da programação, da composição das sessões e demais aspectos específicos.

Esta etapa compreende 120 horas divididas em 6 módulos de 20 horas.

 

Esses dados integrados aos critérios metodológicos de composição de grupos, de animação e das funções do psicoterapeuta serão objetos de trabalho com os formandos através de supervisão da atuação prática, isto é, de estágio a ser realizado, no mínimo , de 50 horas ,por cada formando.

Esta etapa compreende 80 horas divididas em 4 módulos de 20 horas e estágio prático de 50 horas – perfazendo 130 horas.

 


DURAÇÃO DA FORMAÇÃO COMPLETA:


 

 

CICLOS 1 e 2: Distribuídos em módulos ao longo de 2 anos e 6 meses; início da prática clínica.

CICLO 3: Distribuído em supervisões mensais e módulo de preparo ao TCC, ao longo de 1 ano e 6m.  

Carga horária total: 400 horas

 

As competências de um psicoterapeuta sustentam-se por um arcabouço de conhecimentos: amplos nas esferas de filosofia, antropologia e sociologia.

As bases conceituais nas esferas de neurobiologia, neuropsicologia e psicopatologia; psicologia social, da personalidade e do desenvolvimento, são requeridas, nas seguintes condições:

  • ou, a partir, da própria formação curricular universitária do formando;
  • ou, no caso de não estar contemplada na mesma, é possível que o formando o realize em outra instituição credenciada, perfazendo  uma carga horária mínima de 120 horas; a respectiva certificação, deve ser apresentada até o final do CICLO 2 .
  • ou se o grupo de formandos optar poderá ser oferecido pela própria instituição formadora.


MODALIDADES DE FORMAÇÃO


Apropriada às pessoas que desejam evoluir na percepção de si e do outro e que busquem uma abertura em seus horizontes pessoais e profissionais.

Aos que desejarem avançar à formação didática este é o ciclo básico.

Corresponde ao CICLO 1; carga horária, 150 horas.

Apropriada aos profissionais que desejam atuar como psicoterapeuta Ramain, compreende os ciclos  1, 2 e 3. O ciclo 4 é requerido conforme condições acima esclarecidas.

Certificação Clínica pela CARI-Psicologia e Educação (Instituição formadora no Brasil) certificada pela Association Simonne Ramain Internationale,  ASRI (Paris, França)

*O certificado é válido por três anos, considerando a presença anual em seminários de aprofundamento, e pode ser renovado mediante nova jornada de supervisão de 6 horas.

Apropriada aos profissionais certificados como psicoterapeutas Ramain que desejam formar-se:


1.A OUTROS DOSSIERS RAMAIN*

  • apropriação, aprofundamento e domínio dos diferentes tipos de exercícios, estrutura da programação, da composição das sessões e demais aspectos específicos, 20 horas em  1 módulo de 20 horas.
  • supervisão clínica : ao trabalho desenvolvido a partir do dossier e da dinâmica interativa do grupo.30 horas, distribuídas ao longo de 1ano e meio, em sessões de 1h30. 

Duração da especialização a um  dossier Ramain: 2 anos


2.À METODOLOGIA DIA-LOG** – Comunicação, Expressão e Criatividade: 

  • vivência experiencial de situações DIA -LOG.

Carga horária, 40 horas,  em dois módulos de 20 horas.

  • apropriação de um dossier DIA_LOG, aprofundamento e domínio dos diferentes tipos de exercícios, estrutura da programação, da composição das sessões e demais aspectos específicos. Carga horária 40 horas em  2 módulos de 20 horas.
  • supervisão clínica : ao trabalho desenvolvido a partir do dossier e da dinâmica interativa do grupo, 30 horas distribuídas ao longo de 1ano e meio, em sessões de 1h30. 

Duração da Especialização DIA-LOG: 2 anos.  



 * e ** Certificação Clínica pela CARI-Psicologia e Educação (Instituição formadora no Brasil) certificada  pela Association Simonne Ramain Internationale,  ASRI (Paris, França).

* O certificado é válido por três anos, considerando a presença anual em seminários de aprofundamento, e pode ser renovado mediante nova jornada de supervisão de 6 horas.



Apropriadas aos profissionais certificados à prática clínica e psicoterapeutas em formação: visam a formação pessoal, atualizar conceitos relacionados aos estudos mais atuais no campo dos transtornos de neurodesenvolvimento e  oferecer apoio institucional e consultoria clínica.


Para os profissionais já certificados e que procurem aprimorar sua prática ou obter consultoria em casos de maior complexidade. São consideradas supervisões adicionais àquelas subsequentes ao CICLO 3.

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