NEUROMODULAÇÃO
O QUE É?
NEUROFEEDBACK
Alinhando conceitos da Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, o Neurofeedback é uma prática desenvolvida pela ciência que, comprovadamente, contribui para o desenvolvimento emocional dos pacientes na psicoterapia.
É altamente indicado para indivíduos que procuram fortalecer seus próprios recursos, com o objetivo final de construir uma existência mais saudável e uma melhor qualidade de vida.
A prática consiste em aprimoramento do funcionamento cerebral a partir da neuromodulação regulatória, ou seja, uma estimulação das habilidades naturais do cérebro. É uma técnica extremamente segura e confiável que utiliza eletrodos que captam a atividade neural a fim de capacitar o cérebro para potencializar os desempenhos cognitivos e comportamentais.
O Neurofeedback é considerado como uma interface de cérebro – computador, associado aos princípios de neuroplasticidade, aprendizado e recompensas, condicionando assim o cérebro a trabalhar de maneira mais eficaz e eficiente.
BIOFEEDBACK
O grande diferencial do tratamento oferecido pela CARI Psicologia é a associação do Neurofeedback com o Biofeedback, enquanto o primeiro tem ênfase em equilibrar a atividade elétrica das ondas cerebrais, o segundo tem foco no ganho de capacidade do indivíduo adquirir consciência para alterar as atividades fisiológicas autônomas que normalmente estão sendo realizadas sem ciência do próprio indivíduo, como frequência cardíaca, respiração, condutividade da pele, temperatura periférica e tensão muscular.
COMO ACONTECE?
A atividade cerebral é medida através de eletrodos, que enviam essas informações à um software específico, o qual os transformam em dados que são utilizados com o objetivo de melhorar os funcionamentos cognitivos, emocionais e comportamentais. O Neurofeedback associado ao Biofeedback trabalha ‘treinando’ o cérebro para alterar as suas atividades, gerando recompensas visuais e auditivas, em tempo real.
- Mapeamento cerebral e Anamnese
O Neurofeedback associado ao Biofeedback se inicia com um mapeamento do cérebro, chamado EEG. Esse mapa é o ponto de partida para o início do tratamento. É uma técnica nada invasiva e ocorre apenas para registrar as ondas cerebrais iniciais. Nessa mesma etapa uma anamnese completa é realizada, auxiliando também o profissional e paciente a traçar os protocolos de tratamento mais adequados, além de definir os objetivos e metas a serem alcançadas. - Plano tratamento individualizado
Etapa onde os resultados do mapeamento cerebral serão estudados e discutidos. O propósito dessa fase é enxergar quais áreas do cérebro e quais atividades precisam ser trabalhadas e treinadas. Juntos, criaremos um plano de tratamento individualizado de Neurofeedback, Biofeedback e possíveis terapias específicas para alcançarmos os objetivos previamente traçados. - Sessões
Durante a sessão, ainda com o auxílio de eletrodos, realizamos a leitura da atividade cerebral, que são mostrados em um monitor, em tempo real. O cérebro utiliza esses estímulos visuais e sonoros para aprender como se auto ajustar para trabalhar de uma maneira mais eficiente, de acordo com os objetivos definidos inicialmente. - Evolução
Cada indivíduo é único e cada cérebro tem seu próprio ritmo. A cada sessão, o profissional irá realizar uma reflexão de como o paciente está evoluindo e, caso necessário, desempenhar ajustes no plano de tratamento.
FREQUÊNCIA?
Mínimo de 20 sessões, com intervalos a serem definidos de acordo com cada plano de tratamento.
INDICAÇÕES
O Neurofeedback aliado ao Biofeedback é indicado e tem excelentes resultados para os seguintes casos, entre outros.
- Ansiedade
- Depressão
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
- Dificuldade de memória
- Comprometimento Cognitivo (AVC)
- Estresse
- Insônia
- Autismo
- Parkinson
- Otimização da Performance Mental
- Enxaqueca
- Fibromialgia
- Transtornos alimentares
PROFISSIONAIS ENGAJADOS:
Dra. Diana Martinez
Médica especialista em Neurorreabilitação
Atuando ativamente como mentora e supervisora da modalidade de Neuro e Biofeedback na CARI Psicologia, Dra. Diana Martinez é médica especialista em Neurorreabilitação. Possui 17 anos de experiência no tratamento de pacientes com lesões cerebrais graves e atrasos no desenvolvimento, com atuação direta nos Estados Unidos, México, Espanha, Itália, China, Brasil, Colômbia e Honduras. Responsável pelo desenvolvimento de uma intervenção integrativa para reabilitar condições neurológicas incluindo neurofeedback e outras técnicas de estimulação cerebral não invasivas. Desde 2012, ela é CEO da Neocemod, um Centro de Neuromodulação no México, com experiência no tratamento de pacientes com epilepsia, distúrbios de aprendizagem, distúrbios comportamentais, distúrbios de humor, distúrbios do sono, TCE e PC. Tem vasta experiência em neurofisiologia e interpretação de EEG/qEEG/ERP.
Diana recebeu seu diploma de medicina da Universidade de Aguascalientes, no México, em 2002. Ela completou uma bolsa em Reabilitação Neurológica no IAHP (Institutes for the Achievement of Human Potential) de Filadélfia em 2006, um Mestrado em Reabilitação Neurológica em 2009, uma bolsa em neurofisiologia no Hospital Universitário de Cleveland em 2012 e um PhD pela De Montfort University of Leicester, Reino Unido, em 2018. É consultora internacional para profissionais de Neurofeedback e atualmente combina trabalho clínico e pesquisa. Essa linha de investigação a levou a estudar os efeitos do Neurofeedback na epilepsia para sua tese de doutorado. Ela continua recebendo convites para dar palestras e workshops para ISNR, BFE, NRBS e SMNB (a sociedade mexicana de neurofeedback) e outras sociedades internacionais de neurofisiologia e neurologia. Em 2017, tornou-se Diretora da Clínica de Neurofeedback no Trauma Center do JRI em Boston, onde esteve até 2019 até co-fundar a Boston Neurodynamics. Ela é médica certificada pelo programa SMART (Gerenciamento de estresse e treinamento de resiliência) do Benson-Henry Institute/Massachusetts General Hospital Integrative Medicine. Atualmente é secretária da ISNR (International Society of Neuroregulation and Research).
Dra. Karina Ciciliano
Fisioterapeuta
Dra. Karina Ciciliano diplomada fisioterapeuta pela Universidade Bandeirante de São Paulo em 2001. Tornou-se sócia diretora da clínica Fisiocore em São Caetano do Sul de 2004 até 2009.
Responsável pela coordenação da triagem da entrega de cadeiras de rodas automatizadas na APAE – Associação de Pais e Amigos Excepcionais em 2004, em São Caetano do Sul.
Concluiu MBA Executivo em Saúde na faculdade Getúlio Vargas no ano de 2008.
Possuindo mais de 20 anos de experiência em reabilitação na área de ortopedia, neurologia, neurologia infantil e respiratória.
Pós-Graduada em acupuntura no Ceata-Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas em São Paulo no ano de 2009.
Realizou atendimentos no pronto atendimento de dor em 2010 na faculdade de Medicina Federal de São Paulo .
Esteve em Beijing ,China, no hospital Medicine Training Center Of WFAS , concluindo sua bolsa em 2012.
Em abril de 2022 graduou-se em Neurofeedback pela BCI/OR.CE – (Internacional biofeedback certificacion ) Boston Neurodynamics apllied neuroscience center.
Seus atendimentos serão realizados sob supervisão da Dra. Diana Martinez na clínica Cari em São Paulo.