PAIS
PAIS
(Programa de Acompanhamento Intensivo e Sistemático aos pais)
Diretrizes:
- Cuidados parentais: qualidade de vida
- Relações afetivas: Atenção e disponibilidade
- Estimulação neurodesenvolvimental
- Autonomia e adaptabilidade
ACOMPANHAMENTO DE PAIS
Toda criança está inserida em uma dinâmica familiar específica. Por isso, nunca podemos trabalhar com um jovem sem considerar o contexto em que vive. Quais as especificidades do funcionamento dessa casa? Como se lidam com as dificuldades que emergem naturalmente dentro do processo maturacional? Para examinar com detalhe e acompanhar os pais durante o atendimento de seus filhos, a orientação de pais individual é o espaço privilegiado para acolhermos essas angústias e auxiliarmos um bom crescimento da família.
GRUPO DE PAIS
Muitas vezes nos sentimos sós no cuidado de nossos filhos. Um diagnóstico de TEA pode ser surpreendente para a família, e exige uma série de adaptações e novos planejamentos. Compartilhar as dores e os prazeres de tornar-se pais pode transformar nossas experiências. A orientação de pais em grupo é um espaço em que podemos notar as similaridades das nossas experiências, notar quais dificuldades que emergem no cuidado de nossas crianças têm a ver com o neurodesenvolvimento delas, e podemos oferecer direções que ajudem as famílias a favorecer o desenvolvimento cognitivo e emocional de suas crianças.
GRUPO DE MULHERES- MÃES
Nas últimas décadas, as mulheres têm sido responsabilizadas pelos cuidados dos filhos, bem como as infindáveis obrigações de cuidar, educar, zelar pelas crianças e manter o ambiente doméstico, além de trabalhar para ter uma renda. Essa sobrecarga pode criar um ambiente de cobrança e culpabilização por parte da sociedade e da própria mãe.
Qual mãe encontra um espaço para poder falar sobre essas incongruências, seu cansaço, dúvidas, medos, sua solidão e invisibilidade? Qual mãe consegue disponibilizar um tempo para se cuidar, fazer algo por si, que lhe traga plenitude, sem se sentir culpada?
Esse grupo é um espaço de transformação do olhar sobre a mulher recuperando a pessoa além da maternidade.
PAIS : Mentoria
Quão complexo pode ser cuidar de uma criança hoje?
Estamos favorecendo o desenvolvimento e autonomia de nossas crianças?
O que pode melhorar a qualidade de vida familiar?
Como melhorar a qualidade das trocas com meus filhos?
Como criar um vínculo emocional positivo?
O programa “PAIS: Mentoria” objetiva melhorar a qualidade de vida da criança ou jovem e da família. Especificamente, buscamos facilitar uma compreensão mais abrangente e profunda do neurodesenvolvimento, para compreender melhor as particularidades e necessidades de filhos fornecendo suporte, estratégias e práticas para enfrentar desafios decorrentes , além da troca de experiências entre os pais participantes e o terapeuta levando a um desenvolvimento mais saudável da família.