AVALIAÇÕES
NOSSAS AVALIAÇÕES
AVALIAÇÃO
NEUROPSICOLÓGICA
A avaliação neuropsicológica constata a existência e avalia a magnitude de alterações cognitivas através de uma análise quantitativa e qualitativa das principais funções mentais superiores (percepção, visuoconstrução, habilidades visuoespaciais, atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, organização, abstração, planejamento, humor e comportamento). Auxilia no diagnóstico médico neurológico ou neuropsiquiátrico, assim como norteia o prognóstico, as indicações e readequações terapêuticas e medicamentosas.
AVALIAÇÃO
PSICOLÓGICA
A Avaliação Psicológica, investiga as condições afetivo-emocionais, de estrutura de personalidade, de desenvolvimento da sociabilidade e as decorrentes implicações no contato com a realidade.
AVALIAÇÃO
FONOAUDIOLÓGICA
Em consonância com os estudos mais recentes no campo das neurociências e das disciplinas ligadas à comunicação, utiliza testes e protocolos próprios para investigar as eventuais dificuldades para a aquisição e desenvolvimento das linguagens receptiva e expressiva (verbal, gestual e escrita); complementando, indica os potenciais da pessoa, definindo as estratégias específicas com o paciente e também as estimulações ambientais necessárias à ampliação da capacidade comunicativa.
AVALIAÇÃO
NEUROPEDAGÓGICA
A partir das manifestações apresentadas pelo paciente e através de protocolos e testes específicos, é feita uma avaliação detalhada dos aspectos cognitivos, auditivos, visuais e de compreensão que fazem parte do processo de aprendizado da leitura e escrita, considerando a etapa evolutiva da pessoa e as expectativas decorrentes das demandas escolares ou ocupacionais.
AVALIAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
Sendo a prevalência do TEA cada vez mais abrangente, e considerando-se a importância de diagnosticar precocemente o risco para um transtorno neurodesenvolvimental, a avaliação clínica integra o uso de protocolos internacionais para determinar a gravidade dos sintomas, mas também testes e procedimentos específicos de base neurodesenvolvimental, necessários para compreender os comportamentos, o desenvolvimento e o funcionamento de pessoas com particularidades de desenvolvimento. A avaliação especializada é indispensável para a elaboração do projeto terapêutico individualizado, bem como para a orientação às famílias que buscam melhores condições de comunicação e interação com a pessoa em dificuldade.