METODOLOGIA
NOSSA METODOLOGIA
Elegemos para o atendimento metodologias neurodesenvolvimentais, que agem na complexidade do ser humano. As situações terapêuticas podem ocorrer individualmente ou em grupo, em contextos positivos e acolhedores, através das vivências de atividades estruturantes. Esse processo estimula uma reorganização neurofuncional, em conjunto com a abertura emocional a si mesmo e ao outro, possibilitando novas respostas, mais harmônicas para os desafios e desequilíbrios.
RAMAIN E DIA-LOG
Metodologia de ação evolutiva criada na França por Simonne Ramain (1900/1975) com a colaboração de Germain Fajardo. Propicia ao indivíduo uma reestruturação mental global, equilibrada, incidindo sobre os processos cognitivos de modo abrangente: do intelectual e motor ao emocional e social. No RAMAIN, através de uma sessão que acontece sempre em grupo, privilegia-se a experiência como meio de estimular o neurodesenvolvimento. As situações propostas são baseadas em exercícios neuropsicológicos que compõem um programa específico.
TED
A Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED)* é uma abordagem terapêutica direcionada ao atendimento de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e demais quadros de neurodesenvolvimento atípico. Ela enfoca o desenvolvimento harmonioso das funções neuropsicológicas consideradas fundamentais para a construção da intersubjetividade. Ao mobilizar as funções deficitárias e os sistemas integrativos cerebrais, a TED favorece uma reeducação neurofuncional.
NOSSO PROCESSO
COMPREENSÃO
A etapa de avaliação inicial permite compreender as dificuldades que impactam a trajetória de desenvolvimento dentro do contexto de vida, ao mesmo tempo que identifica os potenciais que possam favorecer a evolução de cada um.
PROJETO
Constrói-se então um plano individualizado para o aprimoramento pessoal, através de métodos inovadores que desencadeiam o aflorar das potencialidades e novos recursos para lidar com as dificuldades.
TRAJETÓRIA
Através dessas metodologias, em situação individual ou em grupo, busca-se uma harmonização entre a inteligência, as emoções, a comunicação e a capacidade de ação efetiva, qualquer que seja o nível das dificuldades que se apresentem inicialmente.
PROGRAMA ABRANGENTE NEURODESENVOLVIMENTAL (PAN)
- Instrumentos diagnósticos, programas terapêuticos e educacionais capazes de gerar increasing nos diversos domínios funcionais a saber: comunicação e linguagem, interações sociais ou socialização, cognitivo, sensorial e motor, emoções e regulação do comportamento.
- Enfoque neurofuncional, tanto para as intervenções individuais, através da Terapia de Troca e Desenvolvimento – TED, quanto para as grupais através do Método Neuropsicológico de Estruturação Mental Evolutiva: os diferentes programas do Método Ramain e Método DIA-LOG.
- Considera os fatores ambientais através de um programa psicoeducativo específico: Programa de Acompanhamento Intensivo e Sistemático aos pais – PAIS, que busca redimensionar no meio ambiente a estimulação ao desenvolvimento do paciente através dos meios naturais do convívio em família, privilegiando a qualidade de vida familiar.
- Considera a adaptabilidade social e a inclusão no mercado de trabalho como as etapas que consolidam autonomia pessoal e social. Através dos: Programa de Adaptabilidade e Desenvolvimento Social – PADP – e o Centro de Inserçāo Socioprofissional – CIS
- Organiza-se por etapas sucessivas de estruturaçāo neurodesenvolvimental, considerando diferentes níveis evolutivos: idade cronológica, nível de desenvolvimento e necessidades específicas.
- Decorrências: desenvolvimento da autonomia dos pacientes nas atividades cotidianas, aprendizagens no geral e em particular nas escolares, pré-profissionais, profissionalizantes, inserção social e no mercado de trabalho, quando for o caso.