inClub — Inclusão Social | CARI Psicologia
inClub — Inclusão social e trocas

Somos todos iguais, somos todos diferentes.

Quando menos isolamento significa inclusão social

O percurso do desenvolvimento de cada um de nós se desenrola de modo mais fluido e harmonioso a depender de nossa herança genética e das experiências mais ou menos enriquecedoras que temos oportunidade de vivenciar.

Entretanto, certos entraves ou mesmo transtornos do neurodesenvolvimento, desde cedo dificultam à criança a possibilidade de usufruir do brincar e do conviver com os familiares ou com os pares como meio de provocar o seu próprio desenvolvimento cognitivo, motor, emocional ou social.

Embora a família e mesmo as escolas procurem os meios para favorecer o processo inclusivo, ele é atingido, mesmo que parcialmente na inclusão pedagógica em trabalho apoiado pelo PEI nas escolas e a partir de esforço conjunto entre estas e equipes multidisciplinares e pais.

Porém, observa-se uma esfera ainda mais sensível do ponto de vista da inclusão, que é a social. Do ponto de vista macro há na atualidade um movimento na sociedade estimulando e favorecendo os processos inclusivos.

Entretanto, na realidade cotidiana, na escola, entre os pares o processo inclusivo ainda é um desafio maior. Então as crianças, os jovens e mesmo os adultos nessas condições encontram-se duplamente penalizados: pelas próprias dificuldades desenvolvimentais, que dificultam, no geral, suas aprendizagens e pelo sentimento de não pertença aos grupos de sua convivência.

Essa conjunção empurra o jovem para o isolamento e em geral para o uso de telas, por vezes abusivo. Pesquisas (Diamond, A……) apontam a importância da saúde social, emocional e física para a saúde cognitiva, pois o estresse, a falta de sono, a solidão ou a falta de exercícios físicos prejudicam as funções executivas, estas diretamente implicadas na capacidade de enfrentar as diferentes demandas do cotidiano, de modo exitoso.

A situação de isolamento limita o leque de experiências e consequentemente a habilidade para lidar com os recursos urbanos e o próprio acesso aos recursos socioculturais, enfim de usufruir as diferentes formas de lazer e de convivência social.

E nesse círculo vicioso, onde não há interações, não há trocas, as ferramentas sociais e de adaptabilidade tornam-se pouco hábeis para favorecer processos inclusivos, através dos quais níveis de desenvolvimento mais avançados poderiam ser atingidos.

A questão maior é que as próprias dificuldades retroalimentam níveis de isolamento cada vez mais intensos. Portanto, para que se quebre esse ciclo, é fundamental que essas pessoas possam ter acesso a oportunidades para uma abertura relacional e de desenvolvimento das habilidades sociais que sustentem sua real inclusão social.

Desta demanda nasceu o inClub.

O QUE É O INCLUB?

É um espaço de lazer e trocas sociais que, a partir de atividades diversificadas e mediação de profissionais preparados, favorece o desenvolvimento das habilidades sociocognitivas básicas aos processos de inclusão social.

O foco no prazer compartilhado e na comunicação social orienta a mediação nas explorações de contextos que favorecem a apropriação de bens socioculturais e dos espaços urbanos.

O exercício contínuo de reconhecimento dos diferentes contextos e expressão de seu sentido favorece a pessoa a situar-se diante de diversos espaços e circunstâncias e a agir/reagir de modo compatível. Isso se relaciona ao desenvolvimento das funções cognitivas e socioemocionais, aumentando a adaptabilidade ao meio e, por consequência, os processos inclusivos.

Esse espaço envolve um mundo lúdico de explorações sensoriais, de movimentos do corpo, de ritmos e de apropriação de diferentes espaços, propiciando trocas e interações pelas quais cada contexto é explorado, favorecendo descobertas e novos interesses.

As experiências do programa suscitam, entre outros fatores:

1 — Desenvolvimento cognitivo e Funções Executivas

  • Pensar de modo mais ágil e flexível
  • Imaginação e criatividade
  • Compreensão e respeito às regras
  • Lidar com dificuldades e vencer obstáculos
  • Aprender que tanto se ganha quanto se perde

2 — Inteligência emocional

  • Resiliência e prazer da conquista
  • Espontaneidade e empatia
  • Solidariedade e cooperação
  • Capacidade de considerar diferentes expectativas, perspectivas, intenções e manifestações emocionais dos pares

Por meio de trocas compartilhadas, e de uma mediação baseada em princípios de neuropsicologia traduzidos para o “real world”, esquemas cognitivos, motores, emocionais e sociais podem gerar novos níveis de desenvolvimento adaptativos, facilitando a inclusão.

COMO ACONTECE?

Encontros quinzenais, com 2 horas de duração. Os grupos são organizados por faixa etária e por nível de desenvolvimento.

As atividades abrangem experiências indoor e outdoor de caráter lúdico, de lazer, cultural, de apropriação de espaços urbanos e de construção de habilidades de vida cotidiana.

ONDE?

Os encontros partem sempre de nossa sede:
Rua Pedro Morganti, 68 – Vila Mariana

FREQUÊNCIA?

Encontros quinzenais com 2 horas de duração, sempre às sextas-feiras, com horários definidos conforme o desenvolvimento de cada grupo.

INVESTIMENTO?

R$ 250,00 por encontro (custos como ingressos, locomoção e alimentação não inclusos).

PROFISSIONAIS ENGAJADOS:
Maria Clara Nassif

Maria Clara Nassif

Psicóloga Clínica — Coordenação

Áreas de Expertise:

  • Formadora certificada às psicoterapias Ramain, DIA-LOG e TED
  • Membro Titular da ASRI
  • Pesquisadora colaboradora CARI/USP/USPC
Ana Paula Nassif Lofrano Stefani

Ana Paula Nassif Lofrano Stefani

Psicóloga Neuropsicóloga — Mestre pela USP

Áreas de Expertise:

  • Especialista certificada Ramain e DIA-LOG
  • Formadora em TED
  • Membro da ASRI e pesquisadora internacional
Thais Aquino Vizoná

Thais Aquino Vizoná

Psicóloga

Formação/Expertise:

  • TED — SUFCO/Universidade de Tours e CARI
  • Ramain e DIA-LOG — CARI Psicologia e Educação
  • Neuropsicologia — Instituto Central do HC-FMUSP
Pedro Hikiji Neves

Pedro Hikiji Neves

Psicólogo Clínico — USP | Mestrando USP

Áreas de Expertise:

  • Membro do LIPSIC e do CLIGIAP
  • Atuação em Psicologia Clínica e pesquisa
Carolina Oliveira de Brito

Carolina Oliveira de Brito

Psicóloga — Centro Universitário São Camilo (2017–2021)

Áreas de Expertise:

  • Iniciação Científica — relação entre caos e processo criativo
  • Estágio de Neuropsicologia em Pesquisa Clínica — Hospital Israelita Albert Einstein
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